terça-feira, 2 de julho de 2013

Um pouco sobre desenho

Yoo Minna!!
Hoje eu vou falar um pouco sobre desenho...um pouco do que eu sei :P
Bem, para você desenhar precisa nada mais do que um lápis, borracha, apontador, papel e vontade de aprender! :3
Mas se você quer fazer um desenho ""profissional"" ou com mais detalhes, vai precisar de muuuito mais materias.
Bem, o mercado inventa coisas que realmente não tem função, é ruim, ou realmente não precisa.
Você mesmo já deve ter comprado um lápis que é ruim, quebra a ponta ou quebra o apontador quando compra. Isso é por causa da "madeira". As vezes a madeira é tão seca que nem dá pra fazer ponta e não segura o grafite direito, quebrando-a. Você também já deve ter comprado uma borracha que manchou seu caderno ou folha de desenho quando foi apagar, bem até hoje eu não sei por que, já que borracha é feita pra apagar e não manchar mais ainda. Você também já deve ter comprado aquela borracha que "apaga a caneta" que na verdade rasga a folha. :D
E aquele apontador que nos deixar na mão e sempre quebra a ponta...
Em fim, o mercado sempre quer nos enganar ou inventar coisas que na verdade não precisamos.
Bem, eu sempre vou a bancas e lá acho muitas revistas sobre como desenhar mangá e aprendo muito com elas.
Hoje vou falar do material. Existe milhões e milhões de coisas que o mercado faz para desenharmos mangá, mas eu vou falar do que EU aprendi sobre materias necessários para fazer um desenho bem detalhado.

(GOOGLE IMAGES)

1° e Mais importante. Os lápis.
 Então, existe vários lápis no mundo mais o que usamos são o H,HB, B (e F mas eu n sei pra q)
H significa Hard, Duro. São usados para Litografia.
HB são Hard Brand, Dureza média.
B são Brand ou Black. Dá pra notar que B é uma cor mais forte e geralmente, quando apagamos fica a marca.
Estas dfinições de lápis também são aplicadas para lapiseiras.
Eu uso mais HB e H pois pra mim, são macios e faz traços claros a menos se colocar força.

2° Borrachas
 . Existem muitos tipos de borrachas no mercado. As mais indicadas são as de formato ergonômico: Achatadas ou circulares, quadradas ou retangulares. Por serem mais duras estas proporcionam maior fimeza para apagar detalhes sem estragar o traço. Eu uso a Faber-Castell.

3° Caneta-borracha
. Possibilitam apagar com segurança, sem danificar o desenho nem o papel. É boa pois não se despedaça ao apagar.

4°Canetas descartáveis
. São recomendadas por possuírem traço limpo e ponta semiflexível, o que possibilita um traço mais fino ou mais grosso, de acordo com a pressão feita sobre a caneta.

5° Pincéis.
 São usados para aplicar corretor líquido ou tinta branca. Também podem servir para pintar grandes áreas de preto.

6° Estilete.
 Com essa ferramenta é possível fazer efeitos cortando e arranhando o papel (CUIDADO ESTILETE É MUITO PERIGOSO. NEM EU USO)

7°Bico de pena
. Estas canetas possuem penas e pontas que determinam a espessura dalinha, e são usados para a arte final. É preciso mantê-las limpas após o uso.

8° Tintam Nankin.
 É usada na caneta bico de pena. A melhor tinta é aquela a prova d'água, pois não borra ao aplicar outras técnicas.

9° Curva Francesa.
 É usado para fazer varios formatos e tamanhos. São fáceis de usar, basta posicionar sobre o desenho até achar a curva que mais assemelha com a que você deseja. (Existe RÉGUAS, para fazer linhas retas, e GABARITOS, Para fazer desenhos em formatos circular como rodas de carro e balões)

10° Papel.
Uso CANON. Muito conhecida aqui no Brasil e existe várias gramas e tamanhos que você pode escolher.
P.S: Eu desenho em uma prancheta.

No youtube você encontra vários canais de desenhos. Recomendo:
http://www.youtube.com/user/CrasConversaOficial?feature=watch
http://www.youtube.com/channel/UCjkOPcmcV6lJ5-wd-C8xkhw
http://www.youtube.com/channel/UC-1jSZStzspRxvL4xSGfmUQ
http://www.youtube.com/channel/UCmKfWP5Gfua360GdyN70yNQ
http://www.youtube.com/channel/UCno-YPZ8BiLrN0Wbl8qICFA

Espero que tenham gostado! Kisus :33

Nenhum comentário:

Postar um comentário